quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

SONHO QUE SE SONHA JUNTO É REALIDADE: algumas reflexões sobre a importância do Fórum de Dança

Ao longo da minha vida descobri algo interessante, quando pequenos se ajudam, se tornam, cada um deles, grandes. Fortalecem-se e podem se tornar inquebráveis. Isso é quase como um mandamento dos movimentos sociais, e dos movimentos políticos que lutaram e ainda lutam, em alguns lugares, contra a repressão. Ditados populares, palavras de ordem, frases de célebres filósofos dizem sempre a mesma coisa: A união faz a força... O povo, unido, jamais será vencido... e por aí vai. Devemos lembrar que foi isso que nos ajudou a por fim a ditadura no Brasil e nos trouxe de volta à liberdade de pensamento.
Infelizmente, questões de sobrevivência geram concorrência entre os profissionais da dança, pelo menos em nossa região. E, o que poderia se tornar algo grande e favorecer uma população inteira com o acesso a esse serviço acaba estagnando. Minha preocupação maior é com as pessoas que poderiam beneficiar-se com isso, pois considero a dança além de uma arte importantíssima, uma maneira de proporcionar mais qualidade de vida às pessoas que a praticam e em um grau menor, aos seus apreciadores.
O que as pessoas ainda não estão conseguindo enxergar é que esse ditado ou palavra de ordem, ou sabedoria popular, ainda está em vigor. Quando se fortalece um grupo, cada indivíduo ganha com isso.
E onde entra o Fórum de Dança de João Pessoa nessa história?
Em primeiro lugar, ao congregar as várias modalidades de dança existentes na cidade, o Fórum discute problemas comuns a todas elas, mas também coletiviza questões inerentes a uma única modalidade, e busca encontrar soluções para ambas as situações. Com todos tomando conhecimento das necessidades de todos, e reivindicando ações de interesse de todos, principalmente no que diz respeito à divulgação das atividades, promoções de eventos por parte dos órgãos promotores de cultura, ou mesmo conseguindo o apoio cultural por parte desses mesmos órgãos, cada um acaba se fortalecendo individualmente, porque a luta de um, passa a ser também, necessariamente a luta de todos.
Agora, reportando-nos ao que ocorre especificamente na dança de salão, o que acontece? Todos os envolvidos nessa área foram convidados a participar desse fórum, poucos apareceram e, dos que apareceram, poucos foram frequentes à todas as reuniões, como se isso não fosse do seu interesse.
Lamentável, lamentável mesmo.
Enquanto não se abrir os olhos para perceber que mudanças importantes só virão com a mobilização de todos, a dança de salão no nosso estado continuará a crescer muito lentamente. E quando falo nisso, estou me referindo ao crescimento de cada empresa de cada profissional da Dança de Salão na nossa cidade.
Existe sim a concorrência. Ela é saudável. Saudável para nós, alunos e alunas, e saudável para os profissionais.
Mas existe o lado da necessidade de apoio, da conquista de espaços no ambiente cultural da cidade, da realização de eventos, do fortalecimento da profissão.
Agora é o momento de lutarmos por uma formação mais especializada. Já é tempo de mobilização por uma Escola de Dança seja de nível técnico ou superior. Tem que se pensar nos processos de formação dos profissionais da dança, de maneira geral, e da dança de salão especificamente.
"sonho que se sonha só, é só um sonho. Sonho que se sonha junto é realidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário