sábado, 5 de dezembro de 2009

QUEM É QUEM NA DANÇA DE SALÃO DA PARAÍBA



Abrimos esse espaço no Falando em dança, para apresentar ao grande público, quem é que faz a dança de salão acontecer na nossa cidade. Começarei falando do professor mais novinho da cidade. Trata-se de Victor Lucas de Andrade Sá, 21 anos, estudante de bacharelado e licenciatura em Física na UFPB.
Victor Lucas começou a ensinar dança de salão na Cassi, em 2006, e desde então atuou na Master, na Coliseum, no Centro de Dança Eduardo Moura, na Fazendo Arte, no Espaço de Dança 190, na Academia Cia do Corpo, e na Proforma Academia.
Fez cursos de Dança de Salão com os seguintes profissionais:
Alexei Ramos – BA
Eder Soares – CE
Eduardo Moura – PB
Evandro Gonçalves – PB
Everaldo Lins e Sulema Tavares – PE
Gustavo Regalado e Polyana Moura – PE
Leo Fortes e Robertinha – RJ
Patrick Carvalho e Adriana Lima – RJ
Dentre os eventos que Victor Lucas participou, podemos citar:
Novembro da Dança, Funjope - João Pessoa PB 2007
Dia da Dança, Funjope - João Pessoa PB 2008
A gosto para dançar com Eugra Souto e convidados - João Pessoa PB 2008
Stand de Dança de Salão, Brasil Mostra Brasil – João Pessoa PB 2008
Mês da Mulher, Funjope – João Pessoa PB 2009
Programa Universo Acadêmico, TV Máster – João Pessoa 2009
Dança no Circuito Cultura das Praças, Funjope – João Pessoa 2009



EDUARDO MOURA

Professor, Coréografo e Dançarino. Estudou na Casa de Dança Carlinhos de Jesus; fez cursos com Jaime Arôxa, Carlos Bolacha, Jimmy de Oliveira, Estelinha, Adílio e Renata Porto, Maria Antonieta, Beth Oliose, Ana Botafogo. Realizou apresentações no Domingo Legal - SBT; no Feminíssima - Tv Tambaú; Apresentação de dança de salão e forró no SBT - Rio com Maria Antonieta em 2004. Foi professor de Dança da Unimed- JP de 2006 a 2008 e do Ministério da Saúde ; Ministrou cursos no Novembro da Dança - JP em 2006 e 2007. Hoje é Professor e Diretor do Centro de Dança Eduardo Moura em João Pessoa e em Guarabira, além de ministrar cursos em estados vizinhos como Pernambuco (Recife) e Rio Grande do Norte (Natal).
Dono de um estilo próprio de Samba, o samba hop ou samba quebrado, Eduardo Moura, além do samba, domina diversos ritmos como a salsa em linha (Portorriquenha) a salsa cubana, a rueda de casino, o zouk, o forró, o soltinho, o bolero, o tango, e ritmos pouco dançados no salão como merengue, a bachata, entre outros.

CARLINHOS DE JESUS E EDUARDO MOURA







KATIUSCA TORRES:
Parceira do professor Eduardo Moura, Katiusca é assistente social e mestranda em Serviço Social. Atualmente ministra aulas com Eduardo Moura em cursos e workshops na Paraíba e em Estados vizinhos. Mulher dinâmica e sensível, domina o samba de gafieira e o samba quebrado, estilo Eduardo Moura,o zouk, além dos demais ritmos do salão.

katiusca torres e eduardo moura









Deyse Silva:

Discípula de Eduardo Moura, tem grande capacidade de percepção da dança, Deyse Silva, que também acompanha Eduardo Moura em apresentações e cursos, esbanja conhecimento e domínio no samba, salsa, e demais ritmos do salão.


ROBERTO MENDOZA

Roberto Mendoza iniciou na dança de salão com as aulas da MAdame Poças Leitão ( Dona Nice), decidindo-se a, depois disso, seguir carreira na dança de salão. Foi dono da maior academia de dança de salão da época, em São Paulo. Em 2001, a dedicação ao seu empreendimento provocou uma reação de esgotamento, que o fez abandonar o estado de São Paulo e buscar a paz e o aconchego da nossa João Pessoa. Aqui, fundou a Dança a Dois, situada no bairro do Conjunto Castelo Branco.





EUCLIDES ALVES: Licenciado em Educação Física pela UEPB e especialista em Metodologia do Ensino da Dança na Escola, pela UFPB, Euclides é professor, coreógrafo e dançarino, com vasta experiência na área. Atualmente dirige a Casa de Dança La Barca, a qual fundou em 1997, em Campina Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário